Descrição das 10 praias da região de Pipa

Pipa tem muito mais a oferecer do que aparenta num primeiro olhar. São 10 praias, cada uma com uma característica diferente e uma beleza especial. Morada de Golfinhos, tartarugas e tantos outros animais que tornam o lugar ainda mais incrível e merecedor de um tempinho extra para ser apreciado com calma e cuidado. Existe uma variedade de passeios que te leva a algumas praias, já outras precisa ir caminhando pelas diversas baías para desfrutar todo o esplendor delas. 

Tibau do Sul é o município que tem Pipa como distrito. A fama de Pipa se deve ao surf, descoberta pelos praticantes do esporte em busca de ondas mais especiais em paraísos pouco acessados, Pipa acabou atraindo amantes do esporte e em seguida turistas e empresários sempre encantados pela beleza e preservação do lugar.

Aqui um descritivo de todas as praias de Pipa o que faz de cada uma especial e única:

1. Praia de Tibau do Sul: Com acesso pelo centro da vila de Tibau, a chegada já é deslumbrante. O visual da Lagoa de Guaraíras é surpreendente e já dá uma noção do tanto de beleza este lugar esconde. É uma praia pequenina repleta de barracas e de arrecifes, de um lado a lagoa guarairas, de outro, o mar. Saída para passeios de lancha e da balsa que faz a travessia dos veículos 4×4 para a praia de Malembá, do outro lado da Lagoa. Sempre bastante ocupada por cadeiras, bares e pessoas vale a visita principalmente ao por do sol, quando o sol tinge a água de luz e a paisagem se transforma. É uma boa opção para crianças pequenas já que tem um mar tranquilo e forma piscinas naturais. O tour de Jeep Camaro te leva para ver o por do sol aqui enquanto que o passeio de Barco  Gastronômico passa o dia inteiro se deliciando com as belezas da lagoa.

2. Praia do Giz: Mesmo sendo do lado da agitada Praia de Tibau, tem características opostas. Bem tranquila, com poucas pessoas, sempre com muitas pedras e repleta de piscinas naturais na maré baixa. Poucas opções de barracas ou serviços, atende principalmente aos hóspedes do hotel que possui uma escada de acesso direto. Para chegar existem duas maneiras: caminhando pela praia de Tibau do lado oposto á lagoa ou através do Day Use Ponta do Pirambu. Um lugar lindo, com piscina de borda infinita, coqueiros e gramado exuberante e até um teleférico para chegar até a praia! Tem restaurante e serviços, cobra cerca de 50R$ revertido em consumação e oferece um serviço de excelente qualidade com muito conforto!

3. Praia de Cacimbinhas: Uma praia deserta, com ondas fortes e longo trecho de areia. Perfeita para uma boa caminhada apreciando todo o esplendor da natureza. A maioria das praias por aqui tem falésias coloridas que emolduram o cenário, pela ordem de descrição escolhida, esta é a primeira que conta com esta característica especial, tornando o lugar ainda mais surpreendente. Para chegar, por cima, pela via de veículos entre Tibau e Pipa, a vista é impressionante, um mirante panorâmico. Neste ponto da para ver as muitas baías que formam a Praia de Pipa. Desde cacimbinhas, Praia do Madeiro, Baía dos Golfinhos, Praia do Porto, Praia do Santo e a Praia do Centro. No passeio de Jeep Camaro, uma das atividades é o sandboard nas dunas de cacimbinhas!

4. Praia do Madeiro: A Praia do Madeiro é um lugar imperdível. A mais badalada de Pipa, com gente bonita, golfinhos, falésias coloridas, natureza e longa faixa de areia. É verdade que são quase 200 degraus para descer – e subir depois! – mas vale o esforço, sem dúvidas! A praia é lindíssima, é uma sensação maravilhosa estar cercado de natureza e quando os golfinhos começam a dançar no mar em busca de sardinhas… UAU! Tem muitas barracas e serviços na areia, dá para passar o dia inteiro lá numa boa. Com várias escolinhas de surf que também alugam caiaque e pranchas de todos os tamanhos. Vale a pena arriscar uma aula de surf! Lá as ondas são tranquilas e longas, permitindo um meio termo entre desafio e conquista. Reservando com antecedência vai ter a oportunidade de ter as aulas no horário em que a maré está mais favorável, assim as chances de ficar de pé na prancha na primeira hora ficam maiores! Existem duas escadas que dão acesso a praia desde a estrada e também uma outra pelo Santuário Ecológico.

DICAS:

# Vá para a praia pelo Santuário Ecológico. Trilhas fáceis e curtas com descrições sobre a vegetação e cultura regional que desembocam em mirantes espetaculares que só tem lá. Vistas únicas da Baia dos Golfinhos e Praia do Madeiro. De lá mesmo, existe uma escada exclusiva que te leva a Praia do Madeiro. Assim, você visita um lugar imperdível e ainda ajuda a preservar a natureza!

# Não vá de carro a Praia do Madeiro, de van ou taxi é melhor, porque há poucas vagas de estacionamento e em lugares pouco adequados, na margem da estrada mesmo, causando danos ao meio ambiente e dificultando o acesso de pedestres.

Idiomas
Share via
Copy link
Powered by Social Snap