O melhor da Praia de Pipa por Nicolas Stockmann

O jornalista alemão Nicolas Stockmann escreveu um artigo com a sua visão sobre a praia de Pipa no blog Brasilien Insider (www.brasilieninsider.de) e nós traduzimos cada pedacinho para compartilharmos mais sobre esse paraíso. Veja só:

Falésias vermelhas em frente ao mar azul são o motivo de cartão postal da Praia da Pipa © Brasilien Insider
Nicolas Stockmann, jornalista autor do artigo Praia da Pipa.

A Praia da Pipa é uma das localizações de praia mais bonitas do Brasil e pode ser alcançada a partir de Natal e João Pessoa. Os primeiros mapas da região remontam à época da descoberta portuguesa, mas Pipa (5000 habitantes) só foi “redescoberta” novamente na década de 1980, quando surfistas, hippies e turistas estrangeiros se interessaram pela atraente combinação de praias, dunas, Falésias e floresta tropical encantada. Hoje Pipa é povoada por uma mistura colorida de famílias de pescadores, surfistas, amantes da natureza, emigrantes, turistas de pacote, artistas e mochileiros. Além de uma bela praia para observação de golfinhos, atraem estúdios de artistas, butiques e bons restaurantes. Você pode se convencer das artes culinárias no festival de gastronomia de outubro. As festas de véspera de Ano Novo que acontecem aqui são notórias e todos os hotéis da região estão lotados.

Falésias vermelhas em frente ao mar azul são o motivo de cartão postal da Praia da Pipa © Brasilien Insider

Praias e locais de interesse

Passeio pela praia no centro © Brasilien Insider

A Praia da Pipa consiste essencialmente de uma longa rua principal, a Avenida Baía dos central, a pequena Praia do Centro, primeiro passa por uma passagem subterrânea e depois passa por uma pequena igreja. Existem piscinas naturais, alguns bares de praia e um bonito passeio.Golfinhos, onde estão localizados a maioria dos restaurantes, bares e lojas. Várias pequenas ruas laterais se ramificam, nas quais existem vários outros albergues e pousadas menores. Como Pipa é construída em falésias a poucos metros acima do nível do mar, é sempre necessário descer a praia. O caminho para a praia principal 

Vista superior da praia principal da Praia da Pipa © Brasilien Insider
Falésias separam as mais belas praias © Brasilien Insider

No entanto, como costuma acontecer, as melhores praias só podem ser encontradas quando você sai do centro. Ao norte, você chega primeiro à bela Praia do Curral, também conhecida como Baía dos Golfinhos ou “Baía dos Golfinhos”. De fato, esta praia, cercada por altas falésias com mirantes, é frequentemente visitada por golfinhos. Já aconteceu várias vezes que golfinhos apareceram de repente nas ondas à minha frente enquanto tomava banho – uma experiência indescritível! No entanto, você só pode chegar a essa praia na maré baixa; portanto, antes de começar, você deve perguntar a que horas precisa começar o caminho de volta.

Por trás dessa rocha está a “Baía dos Golfinhos”: Baía dos Golfinhos © Brasilien Insider
Idílio tropical na Praia do Madeiro © Idílio Tropical na Praia do Madeiro © Brasilien Insider

Se você ainda não está cansado e gostaria de continuar, pode caminhar pela próxima falésia até a Praia do Madeiro – mas também apenas se o nível da água estiver baixo – e de lá você pode continuar até a Praia da Cacimbinhas. Aqui, é aconselhável pedir um suco de frutas refrescante ou outra bebida de sua escolha em um dos bares da praia à tarde e depois subir as escadas até a rua, onde você pode ter um dos minivans que passam continuamente o traz de volta a Pipa.

Passeios na praia fazem parte do repertório turístico padrão da Praia da Pipa © Brasilien Insider
Entre a Praia do Amor e a Praia do Centro Brasilien Insider

Ao sul do centro fica a cênica Praia do Amor, popular entre a comunidade de surfistas, que infelizmente também leva o apelido de Praia dos Afogados devido às correntes perigosas que ocorrem aqui – tome cuidado ao tomar banho aqui!

Uma das praias mais famosas de Pipa é a Praia do Amor © Brasilien Insider

Passeio de barco na lagoa © Brasilien Insider

À sombra da bela e brilhante Praia da Pipa, fica a cidade principal um tanto discreta do município, Tibau do Sul (13.000 habitantes). O principal motivo para vir aqui é um dos inúmeros passeios de barco na Lagoa de Guaraíra (ver passeios). A praia mais bonita é a Ponta do Madeiro, que pertence à Enseada dos Golfinhos. Há também a Praia Guaraíras, que pode ser alcançada de barco pela lagoa ou de Pipa a pé pela praia (aproximadamente 90 minutos, apenas na maré baixa).

Vista de um dos afluentes do norte da Lagoa de Guaraíra © Brasilien Insider

Barra do Cunhaú e Baía Formosa

Atravessando o Rio Catu ©Brasilien Insider

Ao sul da Praia da Pipa, existem duas pequenas cidades que geralmente são guiadas por passeios de buggy ou jipe: primeiro, depois de atravessar o pequeno Rio Catu, você chega à vila de Barra do Cunhaú, localizada em uma das maiores regiões de criação de caranguejos do Brasil. Existem algumas pousadas e restaurantes aqui, o que mais vale a pena ver é a bonita praia com suas piscinas naturais e as áreas de mangue próximas. Se você não fizer parte de uma excursão de um dia, poderá reservar excursões às praias da região ou um passeio de barco no Rio Curimataú, que separa Barra do Cunhaú da Baía Formosa.

Para chegar a Barra do Cunhaú, o Rio Catu é atravessado em jangadas de madeira © Brasilien Insider
Na foz do rio: Barraca do Tonho © Na foz do rio: Barraca do Tonho © Brasilien Insider

Os seguintes restaurantes de praia valem uma parada – ainda mais longa – para o almoço: na Barraca do Tonho, Av. do Pontal, o simpático proprietário local Tonho serve peixe delicioso e tudo o que o mar tem a oferecer. Você pode jantar com uma vista brilhante da foz do rio; ocasionalmente, uma animada banda local de Forró cria o clima. Dica para doces: a sobremesa Banana Rica. Apenas a alguns metros de distância está o bar de praia associado e maravilhosamente ventilado, o Canoas Grill, onde o peixe grelhado é particularmente recomendado. Se você quiser ficar mais tempo: A família Tonho também administra uma pequena pousada. Horário de funcionamento diariamente das 8h às 19h30.

Super bar de praia com almoço e natação: Canoas Grill © Brasilien Insider
Restaurante Solimar © Brasilien Insider

O restaurante da praia Solimar, também popular entre as agências, fica a menos de 1,6 km. Frutos do mar de primeira classe e várias especialidades grelhadas são servidas aqui. Um ponto positivo é a localização fantástica do restaurante: porque você pode almoçar aqui em uma rede ou digerir em uma espreguiçadeira – tudo com uma excelente vista para o mar e, claro, uma brisa fresca ao redor do nariz. Horário de funcionamento Ter – Dom 10 am – 5pm.

A Baía da Baía Formosa, perfeitamente curva, © Brasilien Insider

Um pouco mais ao sul, exatamente entre João Pessoa e Natal, na fronteira com a Paraíba, fica a pequena vila de pescadores da Baía Formosa (9200 habitantes), que possui uma das mais belas vistas panorâmicas do estado. A praia, cercada por falésias e dunas, é ideal para surfar com suas ondas altas. Caso contrário, a vida aqui segue um curso muito lento. A variedade é fornecida por excursões à Mata Estrela, a maior reserva de floresta tropical do Brasil em dunas (2365 ha) com muitas lagoas, incluindo a Lagoa Araraquara (popularmente conhecida como Lagoa Coca-Cola), cujo nome é devido à sua cor vermelha escura devido a pigmentos radiculares. Diz-se que um banho nesta lagoa tem o efeito de uma fonte de juventude. Também vale a pena ver as praias próximas, como a solitária Praia da Cotia, ou a atraente Praia do Sagi, ao sul, que também é frequentada por muitos buggies de excursão. É aqui que flui o Rio Guaju, que forma a fronteira natural com a Paraíba. Passeios de canoa são oferecidos na praia, demonstrando a técnica da pesca do caranguejo – se você quiser, pode tomar um banho de lama ao longo do caminho.

Vista da Praia do Porto na Baía Formosa © Brasilien Insider

Passeios gastronômicos

Gostaria de uma pequena entrada? Passeio culinário de barco Solemio © Brasilien Insider

Uma especialidade em Pipa são os passeios culinários de barco pela Lagoa de Guaraíra. Existem vários fornecedores, o francês Aude Barbosa torna muito agradável em seu barco Barco Solemio (12-5,30, R $ 210 incl. Transfer from Pipa), entre em contato com o WhatsApp. A partida ocorre no porto de Tibau do Sul. Você cruza a baía de lazer, faz várias paradas de natação ao longo do caminho e também pode ver golfinhos ou peixes-boi. No meio, há sempre informações interessantes sobre a flora e fauna locais.

Grande variedade de caipirinha a bordo do Solemio © Brasilien Insider

A propósito, você será mimado pelo simpático talento linguístico Aude e sua equipe com várias iguarias: frutas, espetos pequenos com carne ou frango, peixe, caranguejos e frutos do mar e muito mais. Aplica-se o princípio do “bar aberto”, o que significa que, além das festas, todas as bebidas estão incluídas no preço: sucos, cerveja, caipirinha e água. Uma excursão recomendada para conhecer o mundo da água em torno da Praia da Pipa de forma descontraída.

O talento linguístico Aude Barbosa dá explicações interessantes ao longo do caminho © Brasilien Insider

Passeios de Buggy

Passeios de buggy em Pipa: uma experiência © Brasilien Insider

A partir da Praia da Pipa, várias rotas são oferecidas, uma das mais bonitas para mim é sem dúvida o “passeio longo” Litoral Sul da Pipa (6 a 7 horas, aproximadamente R $ 600 a 4 pessoas). Essa excursão leva à fronteira nacional (Paraíba), via Barra do Cunhaú e Baía Formosa, até a Praia do Sagi, onde geralmente há uma pausa na Nativos Cachaçaria: você pode experimentar um delicioso Pastel de Camarão (ou de Arraia, raios) e sucos espremidos na hora. A amostra da cachaça é gratuita. Em termos de preço, vale a pena formar um grupo de quatro para este passeio, mas três passageiros no banco de trás estão sempre expostos ao sol. Mesmo que você não sinta o calor no vento contrário e seja muito agradável o tempo todo, não subestime a radiação, uma boa proteção solar é essencial!

Passeio de buggy com vista © Brasilien Insider

As excursões mais curtas ao sul levam apenas a Barra do Cunhaú (4 horas, aproximadamente R $ 450/4 pessoas) ou à área circundante de Pipa (3 horas, aproximadamente R $ 300/4 pessoas). Se você reservar diretamente com os Bugueiros, normalmente poderá negociar um desconto de 10% (procure o certificado “Permissão SETUR” no carro). Um motorista muito bom e confiável é Josinaldo, WhatsApp, cujo “flash branco” também é um dos buggies mais bonitos e confortáveis ​​da cidade.

A melhor maneira de conhecer as espetaculares paisagens do penhasco vermelho nos arredores da Praia da Pipa é em um passeio de buggy © Brasilien Insider

Operadores Turísticos

Pipa Aventura, Av. Baía dos Golfinhos 654. Agência profissional com muitas excursões em Pipa e arredores, incluindo um passeio de jipe ​​por Barra do Cunhaú (R $ 170 pp, min. 4 pessoas). Além disso, a Pipa Aventura oferece todas as transferências (consulte Transporte), por exemplo, para Natal (R $ 180/2 pers.), Para o aeroporto significativamente mais distante de Natal (R $ 320/2 pers.), Para João Pessoa (R $ 280/3 pers .) ou para Recife (R $ 550/3 pers.). Os funcionários simpáticos da agência falam inglês. Horário de funcionamento diariamente das 8h às 22h.

Passeio de jipe ​​pela Pipa Aventura © Brasilien Insider

Na Praia da Pipa existem muitas pousadas e inúmeros albergues para todos os bolsos.

Um dos principais endereços do Brasil: Toca da Coruja © Brasilien Insider

Pousada Toca da Coruja, Av. Baía dos Golfinhos 464. De um simples albergue hippie, a família proprietária formou uma das melhores pousadas do Brasil (incluindo um membro dos Roteiros de Charme). O conforto é idealmente combinado com o compromisso social e ecológico. Em 25.000 m2 de floresta primitiva, casas individuais de luxo podem ser alcançadas em passarelas de madeira (“Bangalô Luxo”, 130 m² com banheira / hidromassagem sob o céu aberto). Mas também é possível reservar apartamentos quase tão bons e muito espaçosos (“Especial”, 60 m² com varanda / balcão). Música eletrônica suave ou jazz enchem o jardim e as duas piscinas oníricas convidam você a se refrescar o tempo todo.

Selva à porta: Bangalô da Toca da Coruja © Brasilien Insider

A Toca da Coruja é realmente algo especial que vale o preço! Dica: geralmente há descontos na baixa temporada de março a maio. Aliás, o excelente restaurante está aberto a todos e também merece uma visita para não-hóspedes. O hotel também possui seu próprio bar de praia, para o qual um serviço de traslado gratuito sai regularmente. Não há crianças menores de 10 anos de idade. Reserve Pousada Toca da Coruja.

Piscina com uma sensação de selva na requintada Pousada Toca da Coruja © Brasilien Insider

Pousada Tartaruga, Av. Baía dos Golfinhos 508, WhatsApp. Pousada muito gentil e elegante, sob administração francesa. Um dos trunfos é o local tranquilo na entrada da vila, de onde tudo ainda pode ser alcançado a pé. Outra vantagem é a bela piscina no meio do complexo do hotel. Os apartamentos são extremamente confortáveis ​​e incluem ar-condicionado e TV a cabo. De manhã, o dia começa com muitas tentações doces em uma área de café da manhã encantadora e aberta, com um pequeno lounge. Reserve Pousada Tartaruga.


Piscina com deck de madeira na Pousada Xamã © Brasilien Insider

Pousada Xamã, Rua dos Cajueiros 12. Esta é uma opção boa e com preços razoáveis, perto da discoteca (ainda quieta). A pousada, que cresceu ao longo dos anos, agora possui uma pequena piscina lindamente renovada, com deck de madeira e um belo jardim tropical, várias redes e espreguiçadeiras convidam você a relaxar, incluindo uma mesa de bilhar para lazer. Os quartos são bastante modernos, alguns deles têm sua própria cozinha. Reserve Pousada Xamã.

Hotel Pousada Oka da Mata

Hotel Pousada Oka da Mata, Estrada Tibau do Sul. Este lindo hotel está localizado a aproximadamente 1 km do centro da cidade e, portanto, é muito tranquilo, tornando-o ideal para viajantes que não vêm à Praia da Pipa para as festas. Possui uma piscina atraente e 18 suítes espaçosas, todas com camas king-size e varandas, a maioria com vista para o mar. A distância até a cidade é fácil de atravessar, porque o hotel mantém um serviço de transporte gratuito de / para o centro e as praias até as 22h. Após esse período, você deve chamar um táxi. Boa relação custo / benefício. Reserve hotel Pousada Oka da Mata.

Comer

Starter em Macoco © Starter em Macoco © Brasilien Insider

Macoco, Rua do Céu 90. Tudo neste restaurante rústico semi-aberto é caseiro, os simpáticos proprietários Michaela e Pepe usam muitos ingredientes do cultivo orgânico e / ou regional. Em constante mudança no menu, algumas constantes são o cordeiro com purê de cenoura ou o falafel vegan com berinjela em conserva e molho de iogurte ou molho picante. Há muito mais pratos vegetarianos e veganos para escolher, além de pizza barata. Também emocionante: camarão com nhoque de banana ou ravióli de beterraba com gorgonzola. O motor de arranque é o atum defumado (atum curado) com molho de alcaparras – ótimo! Além disso, várias cervejas artesanais e bons sucos, que são servidos aqui de maneira ecológica com palha de aço reutilizável. Seleção de música muito casual. Horários de abertura Wed – Sun 18 pm – 23 pm.

Pitoresca, sustentável e extremamente saborosa: um jantar no Macoco © Brasilien Insider
Especialidade em apreciar: atum com crosta de gergelim © Brasilien Insider

Especialidade em apreciar: atum com crosta de gergelim © Brazil Insider

Aprecie, Rua Bem-Te-Vis 8. Há um toque de culinária mundial neste restaurante. O eloquente proprietário Ricardo adora deixar que as influências de várias viagens fluam para sua cozinha. O filé com shitake é sensacional para aquecer. A especialidade da casa é o atum oriental, com crosta de gergelim e arroz de sushi. Até os numerosos convidados franceses aplaudem. O Serenata (em homenagem à filha Serena), uma deliciosa mousse de maracujá com sorvete de chocolate, completa a excursão culinária. A linha inferior é muita culinária brasileira honesta. Horários de abertura diariamente das 18:30 às 23:00.

Top massas: Dall Italiano © Brasilien Insider

Dall Italiano, Av. Baía dos Golfinhos 731. Você encontrará um autêntico italiano de primeira, com ótimas massas caseiras, em uma localização privilegiada, na rua principal. Por exemplo, os Maltagliati Puttanesca são muito bons, existem também vários tipos de trigo duro, pizza e, claro, o típico segundo italiano pondo. As misturas criativas de suco, como “Delizia Delizia”, ​​feitas com morangos, amoras, framboesas e mirtilos, são muito saborosas e refrescantes. Uma extensa seleção de coquetéis completa a oferta coerente. Horário de funcionamento Qua – Seg 18:00 – 23:30.

Boa música ao vivo: Espaço Lampião © Brasilien Insider

Espaço Lampião, Av. Baía dos Golfinhos 50. Terraço agradável e bem ventilado, do qual é possível observar as pessoas passando. O cardápio inclui pratos como filé mignon em molho de cogumelos. As sobremesas também são dignas de honra. O ambiente agradável é acompanhado por boa música ao vivo. Horários de abertura Sun – Fri 12–23, Sat 12–24.

Vida Noturna

A noite começa – a não perder – no Tribus Bar. É onde as várias “tribos” (porto. Tribos) se encontram, música mista do DJ, samba ao vivo às quartas-feiras a partir das 22h e a proprietária Márcia Alcântara no sábado em suas próprias músicas da banda de rock dos Beatles, Queen e Nirvana (sem envelope). Horário de funcionamento Seg-Sáb a partir das 19:00

A Praia da Pipa também é conhecida por sua animada vida noturna, o coração bate no Bar Tribus © Brasilien Insider
Local de peregrinação à noite: a discoteca Calangos © Brasilien Insider

O clássico é o Disco Boate dos Calangos, por volta das 14h no fim de semana, há uma migração para o povo. Há dança ao som de DJ (entrada por R $ 25). O Disco One Pipa Club, localizado no calçadão da praia, é mais novo e mais moderno (ter, sex – dom a partir das 22:00). Luaus (festas de lua cheia) também são realizadas regularmente na Praia do Amor. Você pode entrar no clima de antemão com um caipi nos bares da praia principal, por exemplo, na garagem tradicional, um bar de madeira rústico em forma de navio (terça a domingo, das 11h às 18h) ou no Pipa Beach Club, que deseja marcar pontos com sua elegante atmosfera de lounge ( diariamente das 10 às 20 horas).

Vista do Sunset Bar © Brasilien Insider

Também agradável para um aquecimento (em dois sentidos) é a subida ao Mirante Sunset Bar, onde um labirinto de áreas de estar e até assentos altos (“Aéreo”) com um coquetel na mão oferece uma vista fabulosa do pôr do sol. Horário diário 16-7, R $ 10-30.

DICA: Se você estiver em Pipa em dezembro, poderá visitar o festival de 3 dias Bossa & Jazz.

Dicas práticas

Caixas eletrônicos do Banco 24 Horas © Brasilien Insider

Existem vários caixas eletrônicos a pagar do Banco 24 Horas, entre outros no pequeno shopping na diagonal em frente à Pousada Toca da Coruja (diariamente das 8h às 22h) e no Praia Shopping, bem na passagem subterrânea do centro da cidade (diariamente das 7h às 23h).

A casa de câmbio está em Boa Viagem Câmbio na Av. Baía dos Golfinhos 530, possível. Horário de funcionamento Seg – Sáb 9:00 – 21:30.

Transporte

Transfers

A maneira mais fácil de chegar à Praia da Pipa é por transfer privado de Natal, Aeroporto de Natal, João Pessoa ou Recife, que pode ser reservada, por exemplo, a partir de Pipa Aventura (para ver os preços nos fornecedores de turismo acima) ou de agências nas respectivas cidades. A chegada de transporte público também é possível, mas muito mais complicada.

Ônibus

Como chegar: De Natal, há ônibus diretos para a Praia da Pipa. Se você vem do sul (João Pessoa ou Recife), desce em um lugar chamado Goianinha. De lá, você deve continuar de táxi ou (mais barato) de minivan. As minivans param em Goianinha na igreja, a cerca de 5 a 10 minutos a pé do ponto de ônibus (a viagem leva 50 minutos, a partida até cerca das 22h). Você pode descer de qualquer lugar da Praia da Pipa pela estrada principal.

Ponto de ônibus na Praia da Pipa © Brasilien Insider


Partida Pipa:

Natal: os ônibus diretos do Riograndense circulam cerca de 10 vezes ao dia até as 18h30, R $ 18.

Tibau do Sul: Minivans vão até a cidade vizinha a cada 10 minutos até cerca das 23h (10 minutos, R $ 4).

Se você quer ir para João Pessoa ou Recife de ônibus, primeiro você deve ir a Goianinha de táxi ou minivan. Os ônibus de longa distância param na parada da BR-101. Você pode passar um possível tempo de espera no restaurante Mirante do Vale (útil principalmente quando chove). Além disso, os táxis compartilhados privados geralmente passam em busca de passageiros; o preço é uma questão de negociação (preste atenção à segurança). Partida de Goianinha:

João Pessoa: Nordeste e Progresso, 10 vezes ao dia, aproximadamente 1 hora após a partida em Natal, até 19h30, 1 hora e meia, R $ 32-35.

Recife: Progresso, 6 a 9 vezes por dia, até 0,50 da manhã, 3 1/2 a 4 horas, R $ 65 (este ônibus não passa por João Pessoa!).

Táxi

Viajar dentro da cidade custa cerca de R $ 20, para um táxi até Goianinha você deve esperar entre R $ 60-70.

Esse conteúdo foi retirado e traduzido de https://www.brasilieninsider.de/praia-da-pipa/

Veja também QUER FAZER OS MELHORES PASSEIOS DE PIPA? CONHEÇA AS AVENTURAS NA ÁGUA!

Idiomas
Share via
Copy link
Powered by Social Snap