EnglishPortugueseSpanish

Curiosidade: você sabe porque a Praia da Pipa tem esse nome?

compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Lagoa de Guaraípe

Vem de longe, da época dos descobrimentos mesmo. Descubra de onde surgiu nome da Praia da Pipa

Esta praia era um lugar de parada dos navios portugueses em busca do valioso pau-brasil das frondosas matas da região. A referência que identificava o lugar era uma pedra grande com formato de um barril de vinho, também chamado de pipa… Pronto, daí vem o nome.

Esta pedra ainda existe, e segue com o mesmo formato, fica logo abaixo do Chapadão logo após a Praia do Amor. É apenas uma curiosidade, o lugar em só não se trata de um ponto turístico ou digno de visitas pela pedra em si. O Chapadão sim, é um lugar belíssimo que merece uma visita assim como a Praia do Amor que fica logo ao lado.

A curiosidade sobre a lagoa da Guaraíras

Lagoa de Guaraíraras

Uma outra curiosidade histórica da Praia da Pipa, tem a ver com a Lagoa Guaraíras. Se visitar o local hoje, vai perceber que não se trata de uma lagoa, mas um “braço de mar”, ou seja, uma formação natural onde deságuam vários pequenos rios, formando uma lagoa, mas com ligação direta com o oceano, um estuário.

Mas, mapas do século XVII mostram a região como uma lagoa mesmo, com uma fauna e flora específicas, de água doce. As chuvas fartas de alguns meses do ano sempre provocavam cheias que transbordavam a lagoa, causando inundações nas vilas ao redor.

O canal dos Holandeses

Ainda naquela época, aldeias de holandeses que viviam na região realizaram a construção de um canal para impedir essas inundações e permitir a passagem de embarcações.

Os holandeses foram mortos pelos portugueses ainda naquela época e o canal ficou abandonado por 3 séculos. Em 1923 um novo canal foi construído. “O canal com 10 metros de largura e 800 metros de cumprimento. A profundidade, maior do que a do canal antigo dos holandeses e as técnicas de construção o deixaram fraco demais para resistir a força da água das chuvas.”

Segundo o autor Hélio Galvão (Novas Cartas da Praia), o povoado de Tibau, existente à beira do canal, foi construído por aquela cheia de 1924: “Uma noite de abril, as águas irromperam, incoercível, e levaram o povoado todo, deixando a ponta da rua em que ficava a igreja, e as casas que lhe ficavam abaixo. Foi uma noite de terror. Todas as famílias desabrigadas, debaixo de árvores e moitas”.

Em poucas horas o canal original que tinha 10 metros de largura, passou para mais de 200 metros, destruindo toda a cidade e transformando para sempre a hidrografia e geografia do lugar.

Lagoa de Guaraíraras

A vila de Tibau do Sul mudou de lugar, a Lagoa virou braço de mar, vegetação de mangue surgiu, o lugar virou morada de golfinhos, tartarugas marinhas e um dos pontos turísticos mais visitados da região.

Fonte: http://kesaber.blogspot.com.br/2012/11/conheca-fantastica-historia-do-canal.html

 

 

compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe seu comentário

Sobre - nós

Com o Pipa Aventura, sua viagem será inesquecível! Na terra, na mata ou na água, são várias formas de desfrutar, conhecer e se emocionar, desvendar os encantos da praia da Pipa, seus mistérios e suas belezas em total sintonia com o meio ambiente.

Posts recentes

Siga nos no Facebook

Pipa Aventura

Fale conosco!


Como nos conheceu?

Leia também

Praia da Pipa
Escolha a sua aventura! Descubra mais sobre os passeios incríveis da Pipa Aventura

Design sem nome (75)

Baixe o e-book e descubra mais sobre as aventuras que você pode viver com a Pipa Aventura.
Viva experiências únicas